19 de nov. de 2009

Consciência.

Hoje se celebra o dia da consciência negra.

Um dia para relembrar, refletir e sintetizar algumas coisas importantes sobre a cultura negra e tudo que nela está envolvido. Sem ela o Brasil não seria o Brasil que conhecemos, não teríamos o gingado da capoeira, não teríamos a feijoada, enfim...talvez muitas coisas boas não chegassem aqui.

Todos sabemos que o Brasil foi colonizado pelo método extrativista, com todas as riquezas indo para Portugal enchendo a barriga do Rei e da sua família até não conseguirem retirar mais nada daqui. Mas para conseguir retirar tantas riquezas de um país como o Brasil não foi fácil, então, eles tiveram uma idéia:"Que tal usarmos negros para fazer esse serviço?". E assim foi, por um bom tempo, até que a Princesa Isabel em 13 de maio de 1888 escreveu a Lei Áurea, abolindo a escravidão em território brasileiro.

Hoje, estamos lutando e a cada dia vencemos uma batalha na guerra contra o preconceito, de qualquer forma, seja racial, religioso, pela opção sexual...e estamos quase lá! Temos que nos orgulhar disso, afinal "somos todos iguais". Em tese seríamos, mas na prática...

Nesse texto abordarei uma pequena parte do problema.

O nosso digníssimo governo quanto mais quer ajudar, mais "cocô no ventilador" ele joga, alimentando um preconceito que estávamos tão perto de vencer(se nós já não o tínhamos vencido)...Me parece que o eles querem resolver com uma "canetada" 500 anos de preconceito e um sistema de educação falho. É, estou falando das cotas.

Eu reconheço a sofrimento que os negros passaram durante todo o tempo de Brasil e também me sinto orgulhoso por fazer parte de uma nação que a cada dia que passa está lutando contra o preconceito, mas em pleno século XXI, querer consertar todas as cagadas passadas os colocando em vantagem, não é o caminho. As cotas são, não só pra mim, uma forma de alimentar um preconceito entre as raças(algo que eu condeno também, afinal, somos todos seres humanos) pois como uma pessoa vai entrar para um concurso(faculdade por exemplo) sabendo que seu concorrente só por ser favorecida pela cor da pele vai entrar, mesmo se conseguir uma nota menor que a sua?

Não sou contra as cotas, também não sou a favor, mas já que ela existe, acho que o real propósito das cotas deveria ser social, e não racial. O que o Governo deve achar do povo brasileiro? Ou todos os negros não tem dinheiro pra pagar faculdade e todos os brancos são ricos?

Para uma pessoa entrar numa faculdade boa, só depende dela. Ningúem precisa chegar pra ela e falar: "Faz faculdade ali porque mesmo se voce tirar uma nota menor voce entra! Você é o escorlhido". Não. Quem quer estuda e consegue por mérito próprio. A solução para tudo isso seria, ao meu ver, um maior investimento do governo na educação básica, que em grande parte do nosso país, não serve nem pra ajudar uma criança a soletrar direito. Mas não adianta botar sempre a culpa no governo né, nós que colocamos eles lá então...2010 vem aí, pense bem antes de reeleger seu candidato favorito.

Encerrando, gostaria de ressaltar que o único tipo de preconceito que eu tenho é com gente ignorante, que não consegue pensar por conta própria e só fica crucificando os outros, mas que na hora do "vamo ver" bota o rabinho entre as pernas e chora.

cya brotha ;)

5 de nov. de 2009

Fatos sobre o verão.


Ah, o verão! Época boa... roupa de menos e gente de mais nas praias e clubes.

E com o aquecimento global assolando o nosso planeta, o verão que antes durava 3 meses agora ocupa quase um semestre inteiro. Falando em aquecimento global, não posso deixar de comentar também sobre o aumento da temperatura da sua casa que, por mais ventiladores e ar-condicionado você use, sempre vai parecer um forno.

Outra coisa bem legal são os clubes, que parecem mais prisões superlotadas onde cada um tem um horario pra pular na água e aproveitar seus segundinhos de relaxamento naquela água mais suja que óleo de fritura do barzinho da esquina.

Não posso deixar de comentar sobre as pessoas que, quando você está ouvindo uma música num volume acima do normal, sempre falam: "Abaixa esse volume, tá calor!"...O volume da caixa de som não é o termostato do Sol, lembrem-se disso.

Mudando o rumo, vamos à praia! É, aquela faixa de areia perto do oceano, onde milhares de pessoas disputam ferozmente por um metro quadrado de espaço para ali, desembarcar todas as suas tralhas: 2 cadeiras, guarda-sóis, isopor cheio de cerveja, e um outro isopor que, obviamente, está com um frango assado embrulhado em papel alumínio, arroz num potinho(ou numa panela, dependendo do isopor) e a farofa, obrigatória em qualquer isopor de um farofeiro que se preze.

Tem também aquelas crianças e jovens que mais parecem O Coisa do que um ser humano, pois pra brincar na rua descalço com um sol desses de verão, só tendo pé de pedra.

Mais um fato interessante que só acontece no verão: Você toma banho gelado e sai suando (alguns dizem que isso também ocorre no inferno).

Entre tantas coisas, consegui me lembrar dessas, não vou postar mais para não estender muito o post e também por conta do meu cérebro, ja virou uma sopa de miolos com esse calor.