12 de ago. de 2009

Movimentando a "massa"

@darkgodbm:
"É o que é sempre dito...Tem poder aqueles que sabem movimentar a "massa". O problema é existir alguém com esse poder que faça alguma coisa BOA pras pessoas... que tenha criado algo bom"
@CaiOwned:
"E quando existe, na maioria das vezes só dão valor depois que morre".

Edir Macedo, José Sarney e muitos outros sabem muito bem como é que isso funciona.

Um durante anos vem controlando um império empresarial que lucra R$1.400.000.000/ano com doações de fiéis, e numa peladinha ensina seus subordinados a como obter mais dinheiro de seus seguidores. O outro, bem...tem uma cidade só pra ele e emprega quem quiser, só falar com "um chegado" e ele coloca pra dentro até o namorado da sua sobrinha.

Tem poder aqueles que sabem movimentar a "massa". Podemos usar também a palavra CONTROLAR. Um se utiliza da fé incondicional de pessoas honestas e de bem, que só querem ser felizes e contribuem com seu dinheiro suado pensando que serão recompensadas em vida ou que verão seu dinheiro sendo empregado em alguma obra social, para comprar jatinhos e um patrimônio bilionário. O outro tem meios mais escusos como a chantagem, afinal, onde ele está não há nenhum santo. Então, basta saber dos "podres" da maioria e ameaçar jogar tudo no ventilador, para que ele continue tomando conta do senado, como um xerife.

Engraçado como duas coisas completamente diferentes (religião e política) parecem ser a mesma coisa, nessa postagem. Claro que não é num todo, mas certa parte da religião e grande parte da política é assim.
Uma pergunta: Como é que esses dois rapazinhos ainda estão no poder de suas organizações?
Resposta(óbvia): O Povo.
Sim, o povo. Você ainda tem dúvidas? Vamos lá...vou expor meu ponto de vista:

O primeiro rapazinho, o da fé...Só há um Deus, independente de qualquer religião...mesmo que com nomes diferentes, acreditamos que há algo maior que a gente e que se estamos aqui, não é por um simples acaso. Se as pessoas parassem com a teimosia e parassem de seguir esse rapazinho, o império dele pararia de crescer. Você não precisa ir a uma igreja para ser salvo ou para que suas preces cheguem mais rápido ou com alguma preferência lá em cima, simplesmente faça coisas boas para os outros e reze em casa. Resumindo: Seja uma boa pessoa.
Agora, o segundo rapazinho, o xerife...esse é mais complicado pois ele não está lá porque criou o senado...Nós é que o colocamos lá. Digo nós o povo brasileiro, até porque eu não tinha idade para votar nas últimas eleições presidenciais, mas o Brasil, como um todo, pôs o xerifão lá.
"E o que podemos fazer agora?"
Bom, só podemos esperar. Se ele não sair por conta própria(ingenuidade de alguém pensar que ele ainda cogita essa opção), só no fim do mandato. Aí é que entra o povo brasileiro, a massa, que quando chega nas eleições recebe milhares de promessas de pessoas cujos atos já foram mais do que comentados e criticados na tv, rádio, jornais (algumas até do rapazinho da fé ali), e ficam com a cabeça saturada de "Se eu for eleito" e "Vote em mim" e acabam sendo controladas por tais monstros tamanho poder de persuasão.

Nos dois exemplos citados anteriormente...eles movem a massa e tiram proveito próprio.
Agora exemplos de pessoas que se movimentaram com a massa: Jesus, Ghandi e Herbert de Souza (Betinho) são alguns nomes que vieram na mente. Pessoas que tinham propósitos bons, que ajudaram o povo, que estiveram com o povo...enfim, pessoas de bem.

Se você tem algo a comentar/criticar use os comentários, mas...seja educado, não me faça apagar o seu post hein!

3 comentários:

Gabriela disse...

O ponto chave é a ética. Sem ela pode-se mover/ manipular as massas como voce citou. Com ela pode mover e melhora-las.

RAOG disse...

Falta ética, respeito, bom-senso etc. etc... E isso, para todas as classes.
O país está numa lama. O povo escolhe seus representantes... Os representantes tem a cara do povo.

E eu gostei muito da linha do seu texto. Continue assim!

Bruno Andrade (@darkgodbm) disse...

Só por citação de mais nomes. John Lennon e Luther King.